Lyoto Machida3 (Copy)
Foto: Assessoria Lyoto Machida

Lyoto Machida: O Samurai Paraense volta às origens

Lyoto Machida (Copy)

Foto: Assessoria Lyoto Machida

Por: Carol Meneses

É impossível comentar as artes marciais no Pará, sem lembrar de Lyoto Machida, 39, que apesar de ter nascido em Salvador, foi “adotado” por Belém do Pará ainda na infância, ou seja, todos os sonhos do The Dragon, como também é conhecido, estão ligados à terrinha, inclusive seus treinos e carreira. Ou seja, se a cidade das Mangueiras já desperta carinho e encanto, principalmente por causa do povo paraense ser bastante caloroso, ou pela cultura (músicas e danças) e comidas típicas, em pessoas que a visitam pela primeira vez, imagina o que vai fazer com um filho da cidade?

Só esse carinho e encanto já seriam suficientes, porém, além desses benefícios, Lyoto ainda ganhou de presente do UFC a oportunidade de fazer o que ama (lutar) em sua própria casa, literalmente. Machida vai lutar no próximo sábado (3) no Mangueirinho em Belém do Pará, e, assim unirá 2 grandes amores de sua vida: suas origens paraenses e o MMA. “Quando soube que teríamos um evento na cidade eu queria muito estar presente, nem que fosse apenas para assistir” – acrescentou o lutador, que já estava na cidade há alguns dias, treinando em sua academia, realizando a agenda do seu pré- evento, ou apenas aproveitando a energia de sua terra natal, e, claro, de seus conterrâneos.

Além do MMA e das artes marciais, outro esporte que empolga os paraenses é o futebol, com um Re X Pa, que leva pelo menos 35 mil pessoas ao estádio (35 mil ingressos comprados) mesmo com enorme chuva, ou como diriam os paraenses “com o mundo caindo”. E como bom torcedor do Papão, apelido do Paysandu, Machida traçou um paralelo entre a trajetória do Paysandu com a carreira de muitos lutadores, separando algumas características. São elas: essa equipe de futebol, mesmo estando longe do eixo mais badalado (Rio, São Paulo e Sul), muitas vezes surpreende e chega a lugares considerados impossíveis. Junto a esse fato a relação ainda se assemelha com a luta, garra, resiliência presente tanto na equipe como em alguns lutadores de MMA.

A maior diferença entre o UFC e o Re X Pa é que remistas e bicolores estarão na mesma torcida: a do Lyoto. Porém, se enganou quem pensou que o povo paraense iria tratar mal ou xingar Eryk Anders (adversário do “dragão”) e outros lutadores estrangeiros, prova disso foi a recepção calorosa da torcida paraense no treino aberto do UFC, em shopping de Belém, na última quarta (31). Para o lutador, que espera uma boa luta, graças a rapidez e juventude de seu adversário, a maior alegria de lutar na Cidade das Mangueiras é poder contar com o apoio, alegria e acolhimento dos papa-chibés (do tupi xibé); já o desafio é usar a pressão de estar em casa, diante de familiares, amigos e conhecidos a seu favor. “A pressão sempre existe na luta, mas essa é diferente é algo desafiador e gosto muito desse desafio.” – complementa o paraense.

Machida, que aproveita o gingado presente no carimbó para utilizar também na luta, é fã das comidas paraenses, especialmente o Filhote na Brasa, claro que antes da luta com muita moderação, já que ele ainda tem que bater o peso, né? O paraense deixou um recado dizendo o que espera do evento em si, e da própria luta: “Espero que o evento seja um grande espetáculo, pois o povo de Belém merece e com toda a certeza vai fazer sua parte, lotando a arena e torcendo muito! Espero poder mostrar o meu trabalho, fazer uma boa luta e voltar a vencer!”

OFERECIMENTO:
Gaspari Nutrition, Coach Luciano Henrique, DJES, Onde Ir RJ, TH Protector e Panthers And Fight Night
Hashtags Oficiais: #GaspariNutritionBrasil #EuUsoDJES #CoachLucianoHenrique #OndeIrRJ #THProtector #PanthersAndFightNight
Instagram: @gasparinutritionbrasil @eu_uso_djes @coachlucianohenrique @ondeirrj @thprotector @pfnoficial

UFC® FIGHT NIGHT: MACHIDA x ANDERS
LOCAL: Arena Mangueirinho
Data: Sábado 03 de fevereiro

UFC Belém: Card completo
CARD PRINCIPAL (1h, no horário de Brasília):
Peso-médio: Lyoto Machida x Eryk Anders
Peso-galo: John Dodson x Pedro Munhoz
Peso-mosca: Valentina Shevchenko x Priscila Pedrita
Peso-leve: Michel Trator x Desmond Green
Peso-pesado: Timothy Johnson x Marcelo Golm
Peso-médio: Thiago Marreta x Anthony Smith

CARD PRELIMINAR (22h, no horário de Brasília):
Peso-meio-médio: Serginho Moraes x Tim Means
Peso-leve: Alan Nuguette x Damir Hadzovic
Peso-galo: Douglas D’Silva x Marlon Vera
Peso-galo: Iuri Marajó x Joe Soto
Peso-mosca: Deiveson Figueiredo x Joseph Morales
Peso-palha: Polyana Viana x Maia Stevenson

Lyoto Machida2 (Copy)

Foto: Assessoria Lyoto Machida

Categorias
EsportesLutasMMA

Relacionados