Vasiliy Lomachenko campeão
Vasiliy Lomachenko é o mais novo campeão peso-leve da WBA - Foto: Adam Hunger/AP Photo

Vasyl Lomachenko nocauteia e é campeão mundial de boxe

Vasyl Lomachenko é o mais novo campeão mundial dos pesos leves, o ucraniano conquistou o cinturão da WBA (Associação Mundial de Boxe) no último sábado (12) ao vencer o venezuelano Jorge Linares por nocaute no 10º round no Madison Square Garden, em Nova York (EUA).

O ucraniano cada vez mais colocando seu nome na história do boxe e chegou ao terceiro título mundiais, cada um em uma categoria diferente. Além de bicampeão olímpico, Vasyl Lomachenko também foi campeão dos penas e dos super penas da WBO (Organização Mundial de Boxe).

A luta foi de alto nível técnico e começou bastante estudada com os dois lutadores evitando se expor, mas foi Jorge Linares que levou a melhor. Somente no segundo round que Vasyl Lomachenko começou a tomar conta da luta onde acertou um upper no queixo do venezuelano. O ucraniano manteve a pressão, mas o agora ex-campeão foi salvo pelo gongo.

Vasyl Lomachenko ia ganhando confiança e passou a dominar com boas sequências de golpes que deixava Jorge Linares desnorteado. No quarto e quinto round, só deu Lomachenko.

Vasyl Lomachenko nocauteia Jorge Linares

Vasyl Lomachenko nocauteia Jorge Linares – Top Ranking Boxing

Sentindo um pouco de cansaço, o ucraniano diminuiu o ritmo e Jorge Linares aproveitou para ir para cima e após uma sequência de jabs aplicou knockdown em Vasyl Lomachenko. O árbitro abriu contagem, mas o bicampeão olímpico se levantou e recuperou as forças para equilibrar o combate no sétimo e oitavo assaltos.

No nono round, os dois lutadores travaram um bom duelo com fortes golpes de ambos os lados, mas no décimo assalto Vasyl Lomachenko tirou “um coelho da cartola” e acertou em cheio o rosto do velezuelano, que caiu no chão. O árbitro abriu contagem, mas Jorge Linares não retornou para a luta. Fim de papo e novo campeão definido.

O Brasil foi representado na noite por Victor Jones Freitas que é sobrinho do ex-campeão de boxe, Acelino “Popó” Freitas. O brasileiro teve pela frente o americano Teófimo Lopez e foi nocauteado em pouco mais de um minuto de luta. Aos 24 anos, Victor agora soma 14 vitórias e duas derrotas em seu cartel.

Categorias
Boxe

Relacionados